7 Novembro 2017

Postes da rede de tração elétrica dos troleicarros começaram ontem a ser substituídos

Postes da rede de tração elétrica dos troleicarros começaram ontem a ser substituídos

Trinta postes da rede de tração elétrica dos troleicarros começaram ontem a ser substituídos, depois de detetada essa necessidade para garantir a total funcionalidade e segurança do serviço. A obra foi adjudicada pelo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) à empresa Helenos S.A., pelo valor de 60.872,75€ (+ IVA), nos termos previstos pelo Código dos Contratos Públicos.

A necessidade de intervenção em alguns postes da rede de tração elétrica foi detetada após um levantamento efetuado pelos SMTUC e de uma análise mais detalhada realizada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

Nesse âmbito, concluiu-se que os trinta postes teriam de ser substituídos para garantir a total funcionalidade do serviço e a segurança do mesmo.

Esta intervenção prevê a montagem de postes novos, para substituição dos degradados, através da abertura de cabouco, com corte de 10 centímetros abaixo da cota do pavimento para a remoção do poste a substituir e com execução de maciço de fundação em betão com a dimensão 1.10m x 1.10m x 1.90m. Os postes, apesar das várias tipologias que serão usadas, serão, em geral, em aço carbono e terão 9,6m de altura.

Estão ainda previstas a ligação do cabo de terra de proteção com isolamento, o fornecimento dos elementos mecânicos necessários à sustentação da rede, a execução de anel argamassa na base do poste e a realização de todos os trabalhos de regularização do pavimento na zona envolvente do poste.

Este é mais um investimento do Município na rede de transportes públicos, que, recorde-se, investe cerca de 9 milhões de euros anuais para assegurar o custo social dos transportes, permitindo, assim, que o valor que os utentes pagam se mantenha inferior ao custo real das viagens.

Destes 9 milhões de euros, cerca de 80% tem origem nas subvenções mensais que a Câmara Municipal de Coimbra transfere para os SMTUC, sendo o restante oriundo da receita dos parques de estacionamento na via pública.

O executivo da CMC tem vindo a apostar na renovação da frota dos SMTUC, desde o mandato 2013-2017, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante esse período, o que corresponde a um investimento municipal de 3,3 milhões de euros. A lista de aquisições inclui 10 autocarros novos, 10 autocarros usados, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e 7 miniautocarros. Um esforço que permite apresentar atualmente uma frota dos SMTUC composta por 141 autocarros com uma média de idades de 13 anos.

A renovação gradual da frota que a CMC tem promovido é fundamental para a redução dos custos associados à manutenção e exploração, diminuindo as despesas gerais dos SMTUC. Nesse sentido, a CMC tem trabalhado em parceria com a Stratio Automotive, empresa sediada na aceleradora do Instituto Pedro Nunes (IPN) desde 2016.

A Stratio Automotive analisa e prevê a ocorrência, em tempo real, de problemas e desgastes mecânicos em mais de 90 autocarros dos SMTUC, proporcionando assim a resolução desses problemas, muito antes de se tornarem em avarias graves. Segundo uma análise de seis meses, esta tecnologia permitiu que se alcançasse uma redução de 43 mil euros em manutenção de parte da frota dos SMTUC, perfazendo menos 350 horas no tempo de imobilização dos autocarros devido à antecipação das avarias, um decréscimo de 8% nos consumos de combustíveis e uma diminuição de 93 toneladas de emissões de gases poluentes.

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