O Festival de Dança Moderna – Coimbra a Dançar, que promete animar ainda mais a Baixa de Coimbra, foi ontem apresentado, em conferência de imprensa, no Largo do Poço. O evento é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Coimbra ACRC), inserindo-se no programa municipal Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra 2017. “O município, numa política consistente de animação da Baixa, tem vindo a realizar iniciativas em conjunto, para que Coimbra tenha cada vez mais uma imagem e uma realidade de cidade atrativa, cosmopolita, animada e segura”, explicou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.
O encontro com os jornalistas contou com a presença de Vítor Marques e António Cruz, presidente e vice-presidente, respetivamente, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), entidade que também colabora na organização; de Afonso Pires, presidente da ACRC; e de Nuno Semedo, presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (FAJDC), uma vez que o Instituto Português e da Juventude apoia o festival, assim como a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
“É preciso que todas as pessoas se sintam bem no coração da cidade”, salientou Carina Gomes, acrescentando que a “Câmara tem vindo a aumentar em número de dias e de entidades envolvidas na programação das Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra que decorrem entre Junho e Outubro próximo”. Segundo a autarca, o Município conta “sobretudo com as entidades culturais, com as quais tem protocolos estabelecidos, para ajudar a programar as noites temáticas”. Todas as associações que estabeleceram protocolo de associativismo cultural com a CMC têm “a obrigação de colaborar em no mínimo três iniciativas do Município”, referiu ainda.
Na opinião da responsável municipal pela área da Cultura, a realização deste programa de animação de uma forma descentralizada, em diversos pontos, “permite que todos os munícipes e visitantes descubram os recantos de uma cidade que à partida poderiam não conhecer”. “Só descobrindo e conhecendo uma cidade é possível amá-la profundamente”, observou Carina Gomes.
A vereadora da Cultura da CMC lançou também um apelo a todos os comerciantes da Baixa, para que mantenham as suas portas abertas, colaborando também nos programas de animação, “que são uma ajuda importante para a dinamização do comércio tradicional”.
Nos dias 2, 16 e 30 de Setembro, 3 grandes espetáculos prometem animar ainda mais a Baixa de Coimbra. A iniciativa comprova que as instituições em Coimbra se juntam em prol de um mesmo objetivo, valorizando ainda mais o coração da cidade e demonstrando que a Baixa é um local seguro, atrativo, cosmopolita e animado.
Um “Encontro de Grupos de Dança Moderna”, com os “The Season Flowers”, “Tribo da Dança”, “Alkimia”, “Academia Eli Carvalho” e “Super Flash” abrirá o Festival de Dança Moderna – Coimbra a Dançar, no dia 2 de Setembro, pelas 22h00, na Praça 8 de Maio. No mesmo local e à mesma hora, está previsto, a 16 de Setembro, um “Encontro de Tunas Populares”, com a participação da “Tuna Mista do Areeiro”, da “Tuna de Santo Estevão” e dos grupos de música popular “Mar de Pedra” e “Torrão”. No dia 30 de setembro, pelas 22h00, mais uma vez na Praça 8 de Maio, um “Encontro de Concertinas” na Baixa de Coimbra, com a participação de dez grupos e 150 concertinistas de vários pontos do país, encerrará o certame.
PROGRAMA
Encontro de Grupos de Dança Moderna | 2 de Setembro | 22h00 | Praça 8 de Maio
The Season Flowers
Tribo da Dança
Alkimia
Academia Eli Carvalho
Super Flash
Encontro de Tunas Populares | 16 de Setembro | 22 horas | Praça 8 de Maio
Tuna Mista do Areeiro
Tuna de Santo Estevão
Grupo de Música Popular Mar de Pedra
Grupo de Música Popular Torrão
Encontro de Concertinas | 30 de Setembro | 22 horas | Praça 8 de Maio
Concertinas de Coimbra
Concertinas de Nabais
Concertinas da Granja do Ulmeiro
Concertinas de Casconha
Concertinas de Fornotelhero
Concertinas de São João da Pesqueira
Concertinas de Penalva de Alva
Concertinas de Gouveia
Concertinas de Caneiro
Concertinas de Vila Nova de Oliveirinha