6 Dezembro 2016

Rua Augusto Rocha com circulação pedonal melhorada, estacionamento disciplinado e árvores renovadas

Rua Augusto Rocha com circulação pedonal melhorada, estacionamento disciplinado e árvores renovadas

A Rua Augusto Rocha, situada entre o Largo da Cruz de Celas e a Rua Lourenço Almeida Azevedo, vai ser alvo de uma intervenção que visa melhorar a sua acessibilidade, garantir a segurança dos peões, a renovação do património arbóreo e a disciplina do estacionamento. O respetivo anteprojeto integrou a agenda reunião camarária de segunda-feira e esta intervenção enquadra-se também no projeto Caminho Pedonal Cruz de Celas – Baixa, que engloba o Largo da Cruz de Celas, a Rua Augusto Rocha e a Rua Lourenço de Almeida Azevedo. Em fase de anteprojeto, calcula-se que a intervenção nestes três locais tenha um custo de 693.240 euros. Trata-se de uma intervenção tripartida incluída no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

A Rua Augusto Rocha apresenta sentido único e é servida por várias linhas de autocarro, com destaque para as que permitem aceder ao CHUC e IPO. Nesta localizam-se o Centro de Saúde Celas e a Maternidade Bissaya Barreto, além da proximidade do Liceu José Falcão. É uma artéria de clara centralidade e que carece de intervenção no sentido de garantir a mobilidade e segurança de quem ali circula.

Os passeios da Augusto Rocha são relativamente estreitos e as duas faixas de rodagem têm larguras mínimas. Embora reduzidas, as dimensões das faixas de rodagem permitem a circulação de viaturas ligeiras e autocarros, com a vantagem de obrigarem a moderar a velocidade. Os passeios têm uma largura média de 1,90m no seu troço mais estreito e há árvores plantadas em toda a sua extensão. As árvores, que se encontram envelhecidas e enfraquecidas pelas continuadas podas a que foram sujeitas, condicionam a acessibilidade pedonal.

As árvores existentes são de dois géneros: tílias (ao longo da Maternidade) e mélias. Dado o seu reduzido vigor e de modo a garantir a circulação pedonal, estas árvores deverão ser removidas. Serão substituídas por árvores de pequeno a médio porte de modo a evitar conflitos entre o desenvolvimento da copa e a invasão de propriedade privada. 

A escolha das espécies terá em consideração não só o contexto do local como também as implicações logísticas. Dadas as condicionantes espaciais, é imperativo que a escolha da espécie a colocar seja cuidada. As novas árvores serão plantadas apenas de um lado da rua, entre estacionamentos. Deste modo mantém-se uma largura livre do passeio de pelo menos 1,90m.

As tílias serão para manter sempre que possível. A plantação de novas árvores pressupõe uma abertura de cova com cerca de 70cm de profundidade. Todas as árvores a manter serão protegidas adequadamente de modo a não sofrerem golpes, compactação da sua área radicular ou quebra de ramos durante a intervenção prevista.

A dimensão dos passeios e das faixas de rodagem é mantida e as zonas de estacionamento são claramente delimitadas. O estacionamento no troço mais estreito (entre a entrada da maternidade e a Cruz de Celas) passa para o lado oposto de modo a permitir a plantação de novas árvores sem implicações nas infraestruturas aéreas existentes (rede de iluminação e de tração). A rede de iluminação será renovada, prevendo-se a substituição das luminárias atuais por luminárias LED.

As zonas de estacionamento e de paragem do autocarro serão pavimentadas em cubo de granito, sendo a restante faixa de rodagem mantida com tapete betuminoso. De modo a proteger as árvores plantadas entre lugares de estacionamento serão colocadas baias metálicas na zona da caldeira. É definida uma zona específica para os contentores de RSU e ecoponto e uma baia para paragem de autocarro de modo a impedir estacionamento indevido, o qual interfere na tomada e largada de passageiros. A paragem de autocarro é mantida no mesmo local.

As passadeiras existentes irão conter lancis rebaixados e pavimento podo-táctil de acordo com as normas de aplicação definidas conjuntamente entre a Câmara Municipal e a ACAPO. Elimina-se uma passadeira existente junto ao ecoponto e introduz-se uma passadeira sobre-elevada a meio da rua. Esta plataforma sobre-elevada será delimitada por um pavimento de segurança (linha guia) que será colocado no alinhamento do lancil. Este pavimento irá comunicar a invisuais que se encontram numa zona partilhada entre automóveis e peões.

A calçada existente será levantada e reassentada de modo a eliminar deformações e a uniformizar pendentes nas zonas onde são removidas árvores. Nos dois troços de passeio que contêm desenho de pavimento, a calçada será mantida sempre que possível, sendo apenas levantada e reposta pontualmente junto a caldeiras de árvores quando o pavimento se encontre deformado.

 

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