A 14.ª edição dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, coorganizados pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e pelo Jazz ao Centro Clube (JACC), foi hoje apresentada no Salão Brazil. Entre 19 e 22 de outubro haverá concertos no Convento São Francisco, a ida do jazz a algumas freguesias e a passagem de grandes nomes mundiais por Coimbra, como o caso do vibrafonista Gary Burton e do guitarrista Marc Ribot. Na conferência de imprensa participaram a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, o presidente do JACC, José Miguel Pereira, e o representante da entidade patrocinadora do evento, Carlos Dias.
Carina Gomes elogiou o JACC pela sua persistência em tornar este evento numa referência deste género musical. A vereadora da CMC destacou algumas novidades desta edição, como seja a ida dos encontros às freguesias e a passagem de alguns concertos pelo Convento São Francisco. “O Convento contribui para que a programação se amplie”, referiu Carina Gomes, recordando aos jornalistas que a “CMC não tem apenas uma parceria com o JACC nesta edição, mas ao longo de todo o ano”. “O JACC concorre ao programa de apoio ao associativismo cultural e recebe da CMC 60 mil euros”, reforçou.
“O programa deste ano é diverso, e tem vários motivos de interesse”, afirmou, por sua vez, o presidente do JACC. José Miguel Pereira vincou o que a vereadora da Cultura havia já referido e destacou a intenção destes encontros internacionais passarem por todas as freguesias e uniões de freguesia, levando o jazz a outros pontos do concelho, pela mão de alunos do Conservatório de Música de Coimbra. O périplo acontece já nos dias 8 e 15 de outubro; no dia 19, pelas 19h00, haverá também uma sessão no Centro Cultural D. Dinis. “Esta é uma forma de promover estes encontros noutras zonas”, disse o presidente do JACC.
José Miguel Pereira apresentou o programa desta edição. Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra começam no próximo dia 19, pelas 22h00, no Salão Brazil, onde atuará o Ensemble Portugal em Jazz, que terá como convidado especial o saxofonista João Mortágua. Um ensemble composto por músicos jovens e que irá apresentar o disco editado pela JACC Records.
No dia 20, a Igreja do Convento São Francisco recebe, pelas 19h00, o saxofonista tenor e soprano Jonh Butcher, o pianista Agustí Fernandez, o contrabaixista Hugo Antunes e o baterista Roger Turner. Este concerto resulta de uma residência artística e irá ser registado para posterior edição em CD. A junção destes músicos partiu do convite lançado ao português Hugo Antunes, para escolher quem gostaria de ter a tocar a seu lado.
No mesmo dia, o auditório do Convento São Francisco recebe o quinteto de Sandro Norton (22h00), que convida o vibrafonista Gary Burton e a cantora Maria João. Um concerto organizado pela CMC e que, pela qualidade dos músicos, está a despertar muita curiosidade. Ainda nessa noite (23h30), o Salão Brazil ira receber a pianista Eve Risser e o conimbricense Marcelo dos Reis, acompanhado da sua guitarra, num concerto que irá ser dominado pela improvisação livre.
Na sexta-feira, dia 21 outubro, pelas 19h00, os noruegueses Mette Henriette Trio irão subir ao “palco” da Igreja do Convento São Francisco, num concerto que promete ser muito intimista. Ainda nessa noite, às 22h30, a Orquestra Nomade chega ao Salão Brazil. Uma estreia da orquestra brasileira na Europa, para apresentar temas que fundem vários estilos de som com o jazz.
Os encontros terminam com um dos nomes mais aguardados do programa: o guitarrista Marc Ribot’s. Dia 22 de outubro, às 22h30, no Salão Brazil, Marc Ribot irá ter a seu lado dois músicos da área do rock mais alternativo: Shahzad Ismaily, na eletrónica e no baixo, e Ches Smith, na bateria. Marc Ribot’s é um músico de excelência que dispensa apresentações, tendo já tocado ao lado de grande nomes da música internacional, como John Zorn.
Destaque ainda na programação deste ano dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra para algumas oficinas e espetáculos educativos. O Jazz é Fixe! chega ao Convento São Francisco, nos dias 18 e 19. Também a 19 de outubro, o Auditório do Conservatório de Música de Coimbra recebe um workshop de improvisação com Sandro Norton e uma masterclass de improvisação com Gary Burton.