As Galas dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra, produzido por Luís de Matos e alguns dos espetáculos dos Encontros Internacionais de Jazz, do Jazz ao Centro, passam a ter lugar no Convento São Francisco, aumentando a sua escala e dimensão artística. Setembro começa com a Orquestra XXI – jovens músicos portugueses no estrangeiro – a tocar “Sonho de Uma Noite de Verão” e com o projeto europeu teatral École des Maîtres. Segue-se Artur Pizarro com a Orquestra Clássica do Centro. E, depois, Peter Murphy, Gary Burton, Tindersticks, Rodrigo Leão e Scott Mathew, Charles Bradley e Jorge Palma. O projeto educativo e de mediação de públicos, assim como os eventos de família, já serão uma prioridade nesta programação.
O Convento São Francisco regressa com uma “rentrée” muito forte em Setembro, na qual se destacam a passagem da Orquestra XXI por Coimbra, com um programa que assinala os 400 anos da morte de William Shakespeare, os ensaios públicos e o espetáculo do curso internacional de teatro École des Maîtres, promovidos pelo Teatro Académico de Gil Vicente e – pela primeira vez no seu auditório principal – as Galas Internacionais dos Encontros Mágicos, de Luís de Matos, que celebram a sua 20.ª edição.
O pianista Artur Pizarro toca – a 1 de outubro, Dia Mundial da Música – com a Orquestra Clássica do Centro. E, até dezembro, são já certos a vinda de Peter Murphy a Coimbra, a realização de alguns dos espetáculos dos Encontros Internacionais de Jazz nos espaços do Convento – que incluirão um concerto de Gary Burton com o Quinteto Sandro Norton – e os concertos dos Tindersticks, Rodrigo Leão e Scott Mathew, Charles Bradley e Jorge Palma.
“Tivemos em conta a experiência dos primeiros três meses de programação, nos quais os públicos de Coimbra e da região centro aderiram de forma entusiástica a eventos singulares e a espetáculos de grande qualidade”, afirma Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra. “O Convento São Francisco, como equipamento cultural municipal, está a consolidar-se, não só como uma referência nos roteiros internacional e nacional de espetáculos, mas, ao mesmo tempo, como o palco de parcerias importantes da Câmara Municipal com instituições e criadores da cidade e da região, potenciando e dando escala aos eventos que estes organizam”.
O Teatro Académico de Gil Vicente volta a integrar o projeto europeu École des Maîtres – Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral, este ano, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o Coletivo 84. O curso tem a participação de alunos de cinco países europeus – Portugal, Itália, Bélgica, França e Croácia – e, nesta 25.ª edição, os atores e as atrizes selecionados terão ensaios e espetáculos em cidades de Itália (Udine e Roma), Bélgica (Liéges) e França (Reims e Caen). O projeto, este ano, será orientado pela encenadora convidada Christiane Jatahy (Brasil), criadora que esteve em destaque no último Festival Alkantara.
Em Coimbra, os ensaios serão entre 13 e 16 de setembro e o espetáculo, na Blackbox do Convento São Francisco, terá lugar no próprio dia 16.
A 20.ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra, uma organização da Câmara de Coimbra com produção de Luís Matos, que tem atraído à cidade centenas de milhar de pessoas nas últimas décadas, irá este ano realizar as suas Galas Internacionais, nos dias 23 e 24 de setembro, no grande auditório do Convento São Francisco. Será um acontecimento especial, uma vez que se comemoram duas décadas de festival.
Um acontecimento especial será, igualmente, o concerto de Artur Pizarro, um dos grandes nomes do piano em Portugal, com a Orquestra Clássica do Centro a 1 de outubro, Dia Mundial da Música. Marcado para as 22:00, este concerto inscreve-se na lógica em que a programação municipal para o Convento São Francisco tem apostado e procurado consolidar: a de proporcionar encontros entre nomes de referência nacionais e internacionais com artistas e estruturas da cidade e da região.
Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, uma iniciativa do Jazz ao Centro com o apoio da Câmara Municipal, também ampliará a sua escala e projeção dos concertos com a utilização de alguns dos espaços do Convento, entre 19 e 23 de outubro. Destaque para o concerto de dia 20 de outubro, no grande auditório, no qual o Quinteto Sandro Norton acompanhará um dos mais conceituados músicos jazz da cena mundial, Gary Burton, o vibracionista norte-americano que já foi distinguido com seis Grammy. Será a terceira vez que Gary Burton irá partilhar o palco com um guitarrista: as outras duas foram com Pat Metheny e Ralph Towner!
“Estas parcerias sublinham que uma das missões da Câmara Municipal para o Convento São Francisco é, precisamente, ampliar, promover e valorizar o nível artístico de estruturas e de artistas que desenvolvem um trabalho consistente e de grande qualidade cultural em Coimbra e na região centro”, afirma a vereadora Carina Gomes. “Os Encontros Mágicos e os Encontros Internacionais de Jazz, por exemplo, são marcas identitárias no panorama cultural de Coimbra e dão projeção nacional e internacional à cidade”.
O mês de setembro (ver Programação CSF Setembro) começa com um concerto da Orquestra XXI, um projeto que reúne jovens músicos portugueses que tocam em orquestras no estrangeiro, no dia 3 de setembro, no grande auditório. No ano em que se assinalam os 400 anos da morte de William Shakespeare, a Orquestra XXI apresenta o seu programa mais arrojado até à data, com uma versão encenada do “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn, narrado pelo ator Ricardo Pereira. Na primeira parte do concerto, a suite do bailado de Pulcinella é antecedida por uma peça de Andreia Pinto Correia, uma compositora que tem desenvolvido um relevante percurso nos Estados Unidos da América.
Em setembro, haverá também a instalação sonora+performance “Gamelão de Porcelana e Vidro”, de 10 de setembro a 2 de outubro; e as residências artísticas e de estúdio C¬ VIB (Cymatics vibrating interactive boards), de 10 de setembro a 2 de outubro. O Ciclo de Ilustração, que decorrerá entre 17 de setembro e 18 de dezembro, pretende direcionar o Convento São Francisco para um evento de ilustração que possa ser uma referência nacional, em consonância, aliás, com a realização, em março passado, da 1.ª edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada. Com base na dinâmica iniciada na Casa Municipal da Cultura, haverá oficinas, masterclasses, debates e, claro, exposições.
Depois, a partir de outubro (ver Destaques Programação CSF out-nov-dez), será altura dos concertos já mencionados. Peter Murphy, a 14 de outubro. Tindersticks, 27 de outubro. Rodrigo Leão e Scott Mathew, 10 de novembro. Charles Bradley, em 26 de novembro. E Jorge Palma, no dia 6 de dezembro, fará um concerto que celebra os 25 anos do álbum “Só”.
Uma prioridade da programação para os próximos meses será, concomitantemente, o Projeto Educativo e Mediação de Públicos, que já revela os seus primeiros resultados. “Pretende-se tornar o Convento São Francisco num espaço das famílias, promover uma atividade forte na componente educativa e formativa e nos projetos direcionados às camadas com menos acesso à cultura e à arte”, afirma Carina Gomes. As visitas guiadas ao Convento são uma peça importante desse projeto.
Consulte aqui a programação do Convento São Francisco para Setembro.
Consulte aqui os destaques da programação do Convento São Francisco para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro.