As ruas de Coimbra encheram-se ontem de milhares de pessoas que prestaram devoção à padroeira da cidade, naquela que foi a primeira das três procissões que fazem parte desta edição das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, que celebra também os 500 anos da beatificação da Rainha Santa.
A procissão penitencial, que decorreu após a missa das 18h00, conduziu a imagem da Rainha Santa Isabel do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para a Igreja de Santa Cruz.
A chegada ao Largo da Portagem aconteceu pouco depois das 22h00 e a Rainha Santa Isabel foi recebida com um bonito espetáculo de fogo de artifício, uma saudação pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, e cânticos pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Coimbra engalanou-se, mais uma vez, para receber a sua Santa e, na baixa da cidade, eram muitas as janelas enfeitadas com as já habituais colchas, quadras, símbolos da cidade, do país ou simplesmente com mensagens de homenagem à padroeira de Coimbra.